Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Eliete Jussarapt_BR
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Marilene De Almeidapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:06Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:06Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1269-
dc.descriptionALUISIO DE ALMEIDApt_BR
dc.description.abstractESTE PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA PROCURA ENTENDER AS RELAÇÕES ENTRE O ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO, A ESCOLA, O TERCEIRO SETOR E A COMPLEXA REDE DAS POLÍTICAS QUE TENTAM RESPONDER AO ATENDIMENTO DESSA POPULAÇÃO. ESTUDANDO O ADOLESCENTE, QUE, EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA, PERMANECEU NAS RUAS, SE DISTANCIOU DE SEU GRUPO FAMILIAR, CONSEQÜENTEMENTE, PERCORREU VÁRIAS ESCOLAS, PROCUROU-SE ENTENDER COMO ELE RESPONDE QUANDO QUESTIONADO SOBRE SUA VIVÊNCIA ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ESTUDO, PORTANTO FOI INVESTIGAR COMO A ESCOLA É LEMBRADA POR ADOLESCENTES QUE USAM AS RUAS COMO ESPAÇO DE MORADIA E/OU SOBREVIVÊNCIA. LEVANTANDO COMO HIPÓTESE QUE AS LEMBRANÇAS E VIVÊNCIAS RELACIONADAS Á ESCOLA DO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA, SÃO VISTAS COMO UMA HISTÓRIA DE EXCLUSÃO, ASSOCIADOS A SENTIMENTOS DE NÃO PERTENCIMENTO DESTE DIREITO, NÃO MERECEDORES EM PARTICIPAR E PERMANECER DE FORMA PLENA NESSA INSTITUIÇÃO, REPRODUZINDO ASSIM OS VALORES SOCIAIS DE UMA SOCIEDADE ELITISTA, NÃO COLABORANDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CIDADÃ. PARA TANTO FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ENTREVISTANDO TREZE ADOLESCENTES, QUESTIONANDO SOBRE LEMBRANÇAS DA ESCOLA. AS RESPOSTAS FORAM AGRUPADAS, REALIZANDO UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, IDENTIFICANDO CATEGORIAS COMO: A AMIZADE, A AUTORIDADE NAS RELAÇÕES ESCOLARES E VISÃO DE ESCOLA IDEAL. AS AMIZADES DE MODO GERAL, FORAM RELATADAS COMO LEMBRANÇAS POSITIVAS, OS AMIGOS E AS SITUAÇÕES COLETIVAS COMO ATIVIDADES DIVERTIDAS DA ESCOLA; AS RELAÇÕES COM PROFESSORES E COM AS REGRAS ESCOLARES, FORAM APRESENTADAS DE MANEIRA CONTRADITÓRIAS, RELATANDO VALORES SOCIAIS DAS REGRAS, PUNIÇÕES QUE AO MESMO TEMPO CONSIDERARAM RUINS, COM RELATOS DE EXCLUSÃO DA SALA DE AULA, TAMBÉM APONTAM MERECIMENTO DAS PUNIÇÕES EM NOME DE UMA SUPOSTA ORDEM; E SOBRE A VISÃO DE ESCOLA IDEAL, OS RELATAM APONTAM PARA UM OLHAR QUE AO MESMO TEMPO REPRODUZ COM MAIS RIGIDEZ AS NORMAS DA ESCOLA, TAMBÉM IDEALIZAM COMO UM LUGAR DE AJUDA À TODAS AS CRIANÇAS. AO FOCALIZAR ESSAS QUESTÕES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DO OLHAR DO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA, BUSCAMOS OFERECER SUBSÍDIOS PARA O DEBATE E A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS COMPROMETIDAS COM A POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL DE NOSSO PAÍS, PARA QUE A CONDIÇÃO ESTIGMATIZANTE DE ?ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA? SEJA SUBSTITUÍDO PELA CONDIÇÃO DE ?ADOLESCENTE CIDADÃO?.pt_BR
dc.format.extent1048576 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SOROCABApt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectSITUAÇÃO DE RUApt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectASPECTOS PSICOLÓGICOSpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Crianças e adolescentes de/na ruapt_BR
dc.titleA ESCOLA NA VISÃO DO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUApt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools