Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1269
Title: A ESCOLA NA VISÃO DO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA
Authors: NOGUEIRA, Eliete Jussara
OLIVEIRA, Marilene De Almeida
Keywords: ADOLESTENTES;SITUAÇÃO DE RUA;ESCOLA;ASPECTOS PSICOLÓGICOS
Issue Date: 2004
Publisher: UNIVERSIDADE DE SOROCABA
Abstract: ESTE PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA PROCURA ENTENDER AS RELAÇÕES ENTRE O ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO, A ESCOLA, O TERCEIRO SETOR E A COMPLEXA REDE DAS POLÍTICAS QUE TENTAM RESPONDER AO ATENDIMENTO DESSA POPULAÇÃO. ESTUDANDO O ADOLESCENTE, QUE, EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA, PERMANECEU NAS RUAS, SE DISTANCIOU DE SEU GRUPO FAMILIAR, CONSEQÜENTEMENTE, PERCORREU VÁRIAS ESCOLAS, PROCUROU-SE ENTENDER COMO ELE RESPONDE QUANDO QUESTIONADO SOBRE SUA VIVÊNCIA ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ESTUDO, PORTANTO FOI INVESTIGAR COMO A ESCOLA É LEMBRADA POR ADOLESCENTES QUE USAM AS RUAS COMO ESPAÇO DE MORADIA E/OU SOBREVIVÊNCIA. LEVANTANDO COMO HIPÓTESE QUE AS LEMBRANÇAS E VIVÊNCIAS RELACIONADAS Á ESCOLA DO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA, SÃO VISTAS COMO UMA HISTÓRIA DE EXCLUSÃO, ASSOCIADOS A SENTIMENTOS DE NÃO PERTENCIMENTO DESTE DIREITO, NÃO MERECEDORES EM PARTICIPAR E PERMANECER DE FORMA PLENA NESSA INSTITUIÇÃO, REPRODUZINDO ASSIM OS VALORES SOCIAIS DE UMA SOCIEDADE ELITISTA, NÃO COLABORANDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CIDADÃ. PARA TANTO FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ENTREVISTANDO TREZE ADOLESCENTES, QUESTIONANDO SOBRE LEMBRANÇAS DA ESCOLA. AS RESPOSTAS FORAM AGRUPADAS, REALIZANDO UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, IDENTIFICANDO CATEGORIAS COMO: A AMIZADE, A AUTORIDADE NAS RELAÇÕES ESCOLARES E VISÃO DE ESCOLA IDEAL. AS AMIZADES DE MODO GERAL, FORAM RELATADAS COMO LEMBRANÇAS POSITIVAS, OS AMIGOS E AS SITUAÇÕES COLETIVAS COMO ATIVIDADES DIVERTIDAS DA ESCOLA; AS RELAÇÕES COM PROFESSORES E COM AS REGRAS ESCOLARES, FORAM APRESENTADAS DE MANEIRA CONTRADITÓRIAS, RELATANDO VALORES SOCIAIS DAS REGRAS, PUNIÇÕES QUE AO MESMO TEMPO CONSIDERARAM RUINS, COM RELATOS DE EXCLUSÃO DA SALA DE AULA, TAMBÉM APONTAM MERECIMENTO DAS PUNIÇÕES EM NOME DE UMA SUPOSTA ORDEM; E SOBRE A VISÃO DE ESCOLA IDEAL, OS RELATAM APONTAM PARA UM OLHAR QUE AO MESMO TEMPO REPRODUZ COM MAIS RIGIDEZ AS NORMAS DA ESCOLA, TAMBÉM IDEALIZAM COMO UM LUGAR DE AJUDA À TODAS AS CRIANÇAS. AO FOCALIZAR ESSAS QUESTÕES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DO OLHAR DO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA, BUSCAMOS OFERECER SUBSÍDIOS PARA O DEBATE E A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS COMPROMETIDAS COM A POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL DE NOSSO PAÍS, PARA QUE A CONDIÇÃO ESTIGMATIZANTE DE ?ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA? SEJA SUBSTITUÍDO PELA CONDIÇÃO DE ?ADOLESCENTE CIDADÃO?.
Description: ALUISIO DE ALMEIDA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1269
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools