Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVIANA, Maria Jose Bragapt_BR
dc.contributor.authorPRATES, Francisca Schaichpt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:30Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:30Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1232-
dc.descriptionFACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMGpt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO PRINCIPAL DESTA INVESTIGAÇÃO FOI DISCUTIR, NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA, AS DESIGUALDADES DE ACESSO AO CURSO SUPERIOR DE MÚSICA DA UFMG. PARA TANTO, BUSCAMOS IDENTIFICAR DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE SUJEITOS PROVENIENTES DE CAMADAS MÉDIAS E POPULARES QUE INGRESSARAM NESTA INSTITUIÇÃO. APÓS TRAÇAR O PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POPULAÇÃO DE APROVADOS NOS VESTIBULARES DE 1999 A 2005 NO CURSO DE BACHARELADO DA ESCOLA DE MÚSICA (FONTE: COPEVE), DESCREVEMOS AS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE DOZE ESTUDANTES DESSA ESCOLA ? 5 ORIUNDOS DAS CAMADAS POPULARES E 7 DAS CAMADAS MÉDIAS ? MATRICULADOS NAS SEGUINTES HABILITAÇÕES: COMPOSIÇÃO, REGÊNCIA, CANTO, PIANO, TROMBONE, PERCUSSÃO E VIOLÃO. ESSE ESTUDO EMPREENDEU UMA IMERSÃO NAS PECULIARIDADES E SINGULARIDADES DE CADA UMA DAS TRAJETÓRIAS, NAS VÁRIAS FACES DA FORMAÇÃO MUSICAL DESSES SUJEITOS ? DOS TEMPOS DA INFÂNCIA ATÉ O MOMENTO DE INGRESSO NO CURSO SUPERIOR ?, ASSIM COMO NOS PONTOS DE CONVERGÊNCIA ENTRE ELAS. TAL ABORDAGEM, TOMANDO A ORIGEM SOCIAL DOS ESTUDANTES INVESTIGADOS COMO CATEGORIA DE FUNDO, POSSIBILITOU-NOS A IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS FATORES SOCIOCULTURAIS QUE EXERCERAM INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA NESSES PROCESSOS DE FORMAÇÃO. DENTRE ESSES FATORES, DESTACAMOS: A RELAÇÃO DA FAMÍLIA COM O CAMPO CULTURAL, ESPECIALMENTE O DA MÚSICA; AS OPORTUNIDADES FORMATIVAS EM INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS E, NESSE CONTEXTO, O ACESSO A SABERES LEGÍTIMOS ? AQUELES EXIGIDOS NOS VESTIBULARES, ASSIM COMO AS OPORTUNIDADES DISPONIBILIZADAS NO SISTEMA DE ENSINO; AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS GRUPOS NOS QUAIS TRANSITARAM OS SUJEITOS, COMO, POR EXEMPLO, AS BANDAS E CORAIS.pt_BR
dc.format.extent807289 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectMELODIA DE FORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO MUSICAL E ESCOLA DE MÚSICApt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios popularespt_BR
dc.titleA MELODIA DA FORMAÇÃO: UM ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE ESTUDANTES DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMGpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf788.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools