Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorROMANOWSKI, Joana Paulinpt_BR
dc.contributor.authorQUINTANA, Mabel Maria Salapt_BR
dc.coverage.spatialPRpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:30Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:30Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1229-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA PUCPRpt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA ANALISA A PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS E PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR, IDENTIFICANDO AS CONCEPÇÕES, PRÁTICAS, DIFICULDADES E A AÇÃO DOCENTE DESTINADA À PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE A EDUCAÇÃO ESTÁ ATUALMENTE NO CENTRO DOS ACONTECIMENTOS MUNDIAIS E QUE O FOCO ESTÁ NA APRENDIZAGEM. O TRABALHO FOI BASEADO NOS ESTUDOS DE POZO, VYGOTSKY, FLAVELL, ANASTASIOU, CHAUÍ E VAIDERGORN. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE ESTUDO DE CAMPO COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E ENTREVISTAS, COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR OS CONCEITOS QUE OS ALUNOS TÊM SOBRE APRENDIZAGEM, CONGREGAR OS MOTIVOS QUE LEVAM A QUERER APRENDER, DISTINGUIR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, EXAMINAR A OPINIÃO DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E AS PRÁTICAS QUE REALIZAM PARA SUA EFETIVAÇÃO. FOI REALIZADA EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, LOCALIZADAS EM BRASIL, NA CIDADE DE CURITIBA. FORAM CONVIDADOS 80 (OITENTA) ACADÊMICOS, (40) QUARENTA POR UNIVERSIDADE PESQUISADA, PARA RESPONDER A UM QUESTIONÁRIO SOBRE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. ALÉM DO QUESTIONÁRIO, FORAM INDICADOS 6 (SEIS PROFESSORES), 3 (TRÊS) POR UNIVERSIDADE PESQUISADA, PARA PARTICIPAR DAS ENTREVISTAS. OS CRITÉRIOS PARA INDICAÇÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES FORAM A EXIGÊNCIA DE SER DOCENTE DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA E TER MAIS DE QUATRO ANOS DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. OS DADOS REVELADOS PELA PESQUISA APRESENTARAM INDÍCIOS DA INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS E PROFESSORES. FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR OS OBSTÁCULOS E AS DIFICULDADES EXISTENTES. OS ALUNOS INDICARAM QUE AS PRÁTICAS ESTÃO MAIS CENTRADAS NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM POR REPETIÇÃO E ASSOCIAÇÃO TENDO O PROFESSOR COMO CENTRO DO PROCESSO. ESSE DADO CONSTATA AS FALHAS E ASSINALA OS CAMINHOS POR ONDE OS NOVOS MÉTODOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM PODEM TRANSITAR PARA SE ADAPTAR AOS NOVOS TEMPOS. ALÉM DISSO, OS ALUNOS APONTARAM À VALORIZAÇÃO DA RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA, E OS TRABALHOS COLETIVOS, COMO CONDIÇÃO NECESSÁRIA NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. SUGERE-SE INVESTIR EM MUDANÇAS DIDÁTICAS, FOCALIZANDO NÃO SÓ A PEDAGOGIA, COMO TAMBÉM OS CONCEITOS DE ?ANDRAGOGIA? E, ALÉM DISSO, PROJETOS DE INSERÇÃO SOCIAL QUE COMBINEM TEORIA E PRÁTICA. RECOMENDA-SE INTRODUZIR PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM QUE APOSTEM NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA E DOMÍNIO DOS PROCESSOS DE APRENDER, CONTIDOS NOS PRESSUPOSTOS DA ?METACOGNIÇÃO?, COM O PROPÓSITO DE POSSIBILITAR AO ALUNO SER SUJEITO DO SEU PRÓPRIO APRENDER. FINALMENTE, PROPÕE-SE PREPARAR OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR, PARA SUBSTITUIR OS HÁBITOS ASSOCIATIVOS, TRANSMISSIVOS, DE REPETIÇÃO DE CONHECIMENTOS, PELAS ESTRATÉGIAS DIRECIONADAS A ESTIMULAR A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM SUAS PRÁTICAS DIDÁTICAS, DE MODO A PERMITIR A PASSAGEM DE UMA ESTRUTURA DE PENSAMENTO ASSOCIACIONISTA PARA UM PENSAMENTO CENTRADO NO ALUNO, MOBILIZANDO A ORGANIZAÇÃO E A REELABORAÇÃO AUTÔNOMA DO MATERIAL DE APRENDIZAGEM.pt_BR
dc.format.extent477991 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectPRÁTICASpt_BR
dc.subjectMETACOGNIÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleA APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO SUPERIORpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf466.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools