Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPASSOS, Laurizete Ferragutpt_BR
dc.contributor.authorREHDER, Juarez Garzonpt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:28Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:28Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1222-
dc.descriptionIGCE/UNESP/RIO CLARO (SP)pt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO DESTA PESQUISA É IDENTIFICAR E VERIFICAR, COMO OCORRE A INTEGRAÇÃO E A COMPLEMENTAÇÃO DOS SABERES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS TRABALHADORES NOTURNOS, DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, COM QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA, COM A FINALIDADE DE CONHECER A TRAJETÓRIA ESCOLAR, A VISÃO DA FUTURA PROFISSÃO, BEM COMO OS DILEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O CURSO, PARTINDO-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSES ALUNOS ORIUNDOS EM SUA MAIORIA DE ESCOLAS PÚBLICAS, TÊM SE CONSTITUÍDO NA CLIENTELA MAJORITÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DAS FACULDADES PRIVADAS. BUSCOU-SE VERIFICAR OS SABERES PRESENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DESSES ALUNOS E DE QUE MANEIRA SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE ESTES SABERES, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE OS ALUNOS TÊM DEFICIÊNCIAS ANTERIORES DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, POSSUINDO DIFICULDADE E INSEGURANÇA EM RELAÇÃO AOS SABERES DIDÁTICOS E CURRICULARES, DEVIDO À CONCILIAÇÃO ENTRE ESTUDO E TRABALHO. REVELAM IMAGENS POSITIVAS E COERENTES COM RELAÇÃO À FUTURA PROFISSÃO, QUE PODEM INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. VERIFICOU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS RESPONSÁVEIS, AO IMPLEMENTAREM NOVAS MEDIDAS NESTA ÁREA DE FORMAÇÃO INICIAL.pt_BR
dc.format.extent661719 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNESP - RIO CLAROpt_BR
dc.subjectSABERES DOCENTESpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectTRABALHADORESpt_BR
dc.subjectENSINO NOTURNOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleO ENSINO NOTURNO COMO PALCO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICApt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf646.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools