Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSHIROMA, Eneida Otopt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Mariléia Maria Dapt_BR
dc.coverage.spatialSCpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:25Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:25Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1203-
dc.descriptionB.U.pt_BR
dc.description.abstractNESTA PESQUISA PRETENDEU-SE ANALISAR OS PROCESSOS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS QUE OBTIVERAM SEU DIPLOMA NUM CONTEXTO DE PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO, DESEMPREGO E AUMENTO DAS EXIGÊNCIAS QUALIFICACIONAIS. ESTE ESTUDO ENVOLVEU EGRESSOS QUE CONCLUÍRAM SEU CURSO DE GRADUAÇÃO NO ANO DE 1997, COM IDADE DE ATÉ 32 ANOS, NO MOMENTO EM QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA. A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA DE EGRESSOS DE CINCO CURSOS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, DIREITO, HISTÓRIA, PEDAGOGIA E ODONTOLOGIA - DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE SANTA CATARINA, DUAS PÚBLICAS E UMA PRIVADA. POR MEIO DAS QUESTÕES EXAMINADAS NESTA TESE, BUSCA-SE COMPREENDER OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM OS PROCESSOS DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO POR PARTE DESSES JOVENS, AS MEDIAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE AS DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO, O SEGMENTO SOCIAL AO QUAL PERTENCE O JOVEM E AS DIFERENTES FORMAS DE INGRESSO NESSE MERCADO. DISCUTE-SE TAMBÉM A PERCEPÇÃO QUE O PRÓPRIO JOVEM CONSTRÓI EM TORNO DE SUA INSERÇÃO PROFISSIONAL E CONDIÇÕES DE TRABALHO. A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO E ENTREVISTAS; DEMONSTRA QUE MAIS DE 90% DOS EGRESSOS ESTAVAM EMPREGADOS NO MOMENTO DA PESQUISA, NO ENTANTO, A SITUAÇÃO PROFISSIONAL EM QUE SE ENCONTRAM É BASTANTE DIVERSIFICADA, ESPECIALMENTE EM TERMOS SALARIAIS. A "QUALIDADE" DO EMPREGO CONQUISTADO, REPRESENTADA PELA FAIXA SALARIAL DECLARADA PELO EGRESSO, DEPENDE DA CARREIRA E DAS CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS. A ORIGEM INSTITUCIONAL TEM UM PESO QUE DEVE SER RELATIVIZADO, UMA VEZ QUE A CLÁSSICA DIVISÃO UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA OS RICOS E UNIVERSIDADE PRIVADA PARA OS POBRES NÃO SE APLICA INTEGRALMENTE. ENTRETANTO, CONSTATOU-SE QUE, QUANTO MAIOR É A RENDA E NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS, MAIOR É O SALÁRIO DOS FILHOS. AS FORMAS COMO OS JOVENS ACESSAM SEUS EMPREGOS SÃO TAMBÉM INDICADORAS DE SEU PERTENCIMENTO SOCIAL. DUAS VIAS DESTACAM-SE, A SABER: INTERMÉDIO DA FAMÍLIA E INTERMÉDIO DOS AMIGOS. OS QUE RECEBEM OS PIORES SALÁRIOS TENDEM A CONSEGUIR SEUS EMPREGOS PELA VIA FAMILIAR, ENQUANTO QUE AQUELES QUE APRESENTAM OS MELHORES SALÁRIOS SE UTILIZAM DAS RELAÇÕES DE AMIZADE, EMBORA NÃO DESCARTEM O MEIO FAMILIAR. INSEGURANÇA E FALTA DE EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TRABALHO SÃO SENTIMENTOS COMPARTILHADOS ENTRE OS EGRESSOS, INDEPENDENTEMENTE DE SUA CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA E A CARREIRA SEGUIDA.pt_BR
dc.format.extent763885 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINApt_BR
dc.subjectINSERÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectQUALIFICAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleINSERÇÃO PROFISSIONAL E CONDIÇÃO SOCIAL: TRAJETÓRIAS DE JOVENS GRADUADOS NO MERCADO DE TRABALHOpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf745.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools