Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLOOS, Helgapt_BR
dc.contributor.authorCAVALLET, Susan Regina Raittzpt_BR
dc.coverage.spatialPRpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:16Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:16Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1163-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁpt_BR
dc.description.abstractA EDUCAÇÃO SUPERIOR TEM SIDO CONSIDERADA UMA FORMA PRIVILEGIADA DE ACESSO A MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA. ANUALMENTE, CERCA DE DEZ CANDIDATOS POR VAGA SE INSCREVEM PARA O ACESSO ÀS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. A UNIVERSIDADE É UM CAMPO DE PLURALIDADE, DIVERSIDADE, EMBATE, CONSTRUÇÃO DE TEORIAS E ESPAÇO DE DAR VOZ. A MAIORIA DAS PESSOAS QUE BUSCAM A UNIVERSIDADE TEM COMO EXPECTATIVA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ENTRETANTO, TORNAR-SE PROFISSIONAL É UMA QUESTÃO INQUIETANTE, POIS EXIGE O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE PROPOR ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS E ÉTICAS PARA OS DESAFIOS PESSOAIS E COLETIVOS DE DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO, CONCILIANDO CONDIÇÕES OBJETIVAS E DESEJOS. IMERSOS EM MUDANÇAS SOCIAIS INTENSAS, OS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR PROCESSAM PSIQUICAMENTE TRABALHOS SUBSTANCIAIS QUE AFETAM SUA SUBJETIVIDADE. A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FAZ PARTE DA CONDIÇÃO DO HOMEM COMO SER PRODUTOR E PRODUZIDO EM DADA REALIDADE SOCIAL. NÃO SE PODE ABRIR MÃO DA REPRESENTAÇÃO DE SI PRÓPRIO, MESMO QUE ELA SÓ POSSA SER APREENDIDA EM PARTE. ORIENTADA POR MÚLTIPLAS IDENTIFICAÇÕES, A IDENTIDADE NÃO COMPORTA O TODO PSÍQUICO, PORÉM TEM IMPORTANTE FUNÇÃO RELACIONAL, APRESENTANDO O SUJEITO E DIFERENCIANDO-O DOS DEMAIS. CONVIVER MELHOR COM A PRÓPRIA DIFERENÇA E COM AS DIFERENÇAS NOS OUTROS É PROPÍCIO À QUALIDADE DAS INTERAÇÕES, À POSSIBILIDADE DE SAIR DA ESTAGNAÇÃO E VIVER MUDANÇAS. A ESCOLHA É UM PROCESSO COMPLEXO, COM IMPLICAÇÕES COGNITIVAS, AFETIVAS, CONATIVAS E SÓCIO-HISTÓRICAS, NO QUAL A MANEIRA COMO O INDIVÍDUO SE PERCEBE DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL. O TRABALHO PSÍQUICO DE ELABORAÇÃO DE LUTOS QUE SE IMPÕE EM MOMENTOS DE TRANSIÇÃO, COMO A ADOLESCÊNCIA, É IMPRESCINDÍVEL PARA A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS SUBJETIVOS QUE PODEM SE RENOVAR PELA CONDIÇÃO DE FAZER-SE RECONHECER E ESTABELECER TROCAS. NESTE ESTUDO FORAM INVESTIGADAS AS AUTOREPRESENTAÇÕES DOS CANDIDATOS AO ACESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPR EM 2005 E OS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DE INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR NO PERÍODO 2001-2006. POR INTERMÉDIO DE QUESTIONÁRIOS, PESQUISARAM-SE AS CONCEPÇÕES DE 558 ESTUDANTES DURANTE SUAS EXPERIÊNCIAS NO VESTIBULAR E NO REGISTRO ACADÊMICO. FUNDAMENTADAS NA LITERATURA (RELATIVA A ADOLESCÊNCIA E INÍCIO DA IDADE ADULTA, CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, ESCOLHAS, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO), AS ANÁLISES CONDUZIRAM À VISUALIZAÇÃO DE OPERADORES DO CONCEITO DE AUTO-REPRESENTAÇÃO, ARTICULADOS EM DOIS EIXOS ? EIXO ESTABILIZADOR (ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO) E EIXO DE TRANSIÇÃO OU MOVIMENTO (CAPACIDADE DE SUPERAR E EMPREENDER) E QUATRO PONTOS DE CONFLITO (RESISTÊNCIA E/OU EMPUXO AO MOVIMENTO), REPRESENTADOS PELO MEDO, O ISOLAMENTO, A INSATISFAÇÃO E A EXCLUSÃO. O MODELO ELABORADO DE ESCALA DE AUTO-REPRESENTAÇÃO, MESMO ESTANDO EM FASE DE CONFIRMAÇÃO, OFERECE VÁRIAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO CONCEITO E, APLICADO EM DIFERENTES SUBGRUPOS, PODE CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE SE ENTRELAÇAM NA LIBERAÇÃO OU NO BLOQUEIO DE RECURSOS SUBJETIVOS NOS PROCESSOS DE MUDANÇA.pt_BR
dc.format.extent1137319 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁpt_BR
dc.subjectAUTOIMAGEMpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectESCOLHA PROFISSIONALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E ESCOLHAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS DE MUDANÇA E TRABALHO PSÍQUICOpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools