Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Silvestre Ramospt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Antonio Pereirapt_BR
dc.coverage.spatialBApt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:45:16Z-
dc.date.available2009-03-14T15:45:16Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1106-
dc.descriptionANÍSIO TEIXEIRApt_BR
dc.description.abstractO TRABALHO BUSCA CONHECER O MODELO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE A FUNDAC (FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) ADOTA NO PROGRAMA DE ATENDIMENTO A MENINOS E MENINAS "EM SITUAÇÃO DE RUA". DETECTAMOS QUE A FUNDAÇÃO, NESSE PROGRAMA, FAZ PARCERIAS E QUE, PORTANTO, ADOTA O MODELO DESTAS. E COMO FORMA DE CONHECER O(S) MODELO(S) DAS PARCERIAS, SABER SE ESTÁ ACOMPANHANDO AS MUDANÇAS QUE ESTÃO OCORRENDO NO MUNDO DO TRABALHO E SE O ENSINO ESTÁ SENDO SIGNIFICATIVO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DOS ADOLESCENTES "EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL", BUSCOU-SE ENTÃO INVESTIGAR O COTIDIANO PEDAGÓGICO DE SUAS OFICINAS. E APROFUNDANDO ESTAS ANÁLISES, PROCUROU-SE COMPREENDER O QUE PENSAM OS ADOLESCENTES, SUJEITOS DESSA APRENDIZAGEM, SOBRE ESTA EDUCAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E SOBRE A FUNDAC. E COMO FORMA DE SABER SE ESTAS AÇÕES PEDAGÓGICAS E ASSISTENCIAIS DA FUNDAC, NO PROGRAMA DE ATENDIMENTO A MENINOS E MENINAS "EM SITUAÇÃO DE RUA", ESTÃO DANDO CERTO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, PESQUISOU-SE ENTÃO A VIDA SOCIAL DOS EGRESSOS DA FUNDAÇÃO. ESSA INVESTIGAÇÃO UTILIZOU A PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO E COMO TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS, A OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE NAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS DA FUNDAC, A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM OS ADOLESCENTES, EDUCADORES, COORDENADORES, INSTRUTORES E SUPERVISORES DE OFICINA. E O QUESTIONÁRIO COM OS ADOLESCENTES. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS À LUZ DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DO TRABALHO, EDUCAÇÃO E TRABALHO, DIDÁTICA E DA PEDAGOGIA FLEURIANA. AO COLOCAR O PROBLEMA DA PESQUISA, FEZ-SE UMA BREVE REVISÃO HISTÓRICA DA SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES MARGINALIZADOS NO BRASIL ASSISTIDAS PELAS INSTITUIÇÕES, SEMPRE TENDO COMO PANO DE FUNDO A QUESTÃO PROFISSIONAL. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O MODELO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS PARCERIAS É AQUELE CONCEBIDO NO SÉCULO XVIII PELAS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE QUE ASSISTIAM AO "MENOR" "CARENTE", "ABANDONADO", "MARGINALIZADO", "ÓRFÃOS". É O MODELO BASEADO NO ENSINO DE OFÍCIOS MANUFATUREIROS, DESVINCULADO DO ATUAL MUNDO DO TRABALHO MATERIAL E, PORTANTO, NÃO GARANTE O RESGATE DA CIDADANIA DOS ADOLESCENTES COMO MOSTRAM OS RELATOS DE VIDA DOS EGRESSOS. ESSE MODELO É O ACEITO PELA FUNDAC QUANDO ASSINA AS PARCERIAS. CONSTATOU-SE TAMBÉM QUE OS ADOLESCENTES VALORIZAM A EDUCAÇÃO QUE RECEBEM E TAMBÉM A FUNDAC E DÃO UM SIGNIFICADO MUITO PRÓPRIO À PROFISSIONALIZAÇÃO AO CONSIDERÁ-LOS COMO MEIO DE SOBREVIVÊNCIA, RESGATE DA CIDADANIA E FUTURO MENOS MARGINALIZADO. E COMO SUGESTÃO, PROPÕE-SE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NÃO APENAS PARA O TRABALHO MATERIAL, MAS TAMBÉM PARA O TRABALHO IMATERIAL QUE É AQUELE QUE UTILIZA/VALORIZA/DESENVOLVE A CAPACIDADE INTELECTUAL, CRIATIVA, COMUNICATIVA E CULTURAL DOS INDIVÍDUOS, COMO POR EXEMPLO O TRABALHO QUE ENVOLVE A MODA, A PUBLICIDADE, O MARKETING, A CULTURA, ETC. ESSA EDUCAÇÃO TEM COMO EMBASAMENTO PEDAGÓGICO OS ESTUDOS DE PAULO FREIRE.pt_BR
dc.format.extent4419415 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectMODELO DE PROFISSIONALIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectORGANIZAÇÃO-GOVERNAMENTALpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherTRABALHO - Programas de qualificação profissional e apoio à inserção de jovenspt_BR
dc.titleO MODELO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA FUNDAC NO PROGRAMA DE ATENDIMENTO A MENINOS E MENINAS NAS "EM SITUAÇÃO DE RUA "pt_BR
Appears in Collections:Juventude e Trabalho

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf4.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools