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Título: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ADOLESCENTES: LIMITES, PERSPECTIVAS E CONTRADIÇÕES DOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO SENAI-CEARÁ
Autor(es): FELISMINO, Sandra Cordeiro
MOREIRA, Eugenio Eduardo P.
Palavras-chave: ADOLESCENTES;APRENDIZAGEM;INDUSTRIAL
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo: ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETO A ANÁLISE CRÍTICA DOS LIMITES, PERSPECTIVAS CONTRADIÇÕES DOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL OFERTADOS PELO SENAI-CE, PARA ADOLESCENTES, MAIORES DE 14 E MENORES DE 18 ANOS DE IDADE, CONTRATADOS COMO APRENDIZES POR INDÚSTRIAS LOCALIZADAS EM FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA. A FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA SE DEU A PARTIR DE UM RIGOROSO ESTUDO DA LEGISLAÇÃO CONCERNENTE AO ASSUNTO, E DE LEITURAS NO CAMPO MARXISTA, QUE TRATAM DA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO, DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA CAPITALISTA, DA RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. APÓS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM APRENDIZES E GESTORES DE RECURSOS HUMANOS DE VÁRIAS EMPRESAS E DA OBSERVAÇÃO DIRETA DO TRABALHO REALIZADO PELOS APRENDIZES NOS ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS, ALÉM DE CONVERSAS INFORMAIS COM TÉCNICOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, CONSTATOU-SE DE LOGO QUE, TANTO OS APRENDIZES QUANTO OS EGRESSOS DOS PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SÃO POUCO VALORIZADOS NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO, O QUE VAI DE ENCONTRO À PROPALADA IDÉIA DE QUE A CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES REPRESENTA EFETIVAMENTE A POSSIBILIDADE DE PREENCHER POSTOS DE TRABALHO COM TRABALHADORES FORMADOS PELA PRÓPRIA EMPRESA. COM ISSO, A AFIRMAÇÃO DE QUE OS CURSOS E CONTRATOS DE APRENDIZAGEM SÃO FATORES DE EMPREGABILIDADE, QUE VÃO GARANTIR AO APRENDIZ CAPACIDADE DE TRABALHO PARA INGRESSAR E MANTER-SE NO MERCADO É FALACIOSA. TAMBÉM, O DISCURSO DE QUE A CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES ESTÁ LIGADA À PREOCUPAÇÃO DAS INDÚSTRIAS COM A FORMAÇÃO DE SEUS TRABALHADORES NÃO SE SUSTENTOU. VERIFICOU-SE QUE O OBJETIVO DO CONTRATO DE APRENDIZAGEM, QUE DEVERIA SER O DA APRENDIZAGEM DE UMA PROFISSÃO, ESTÁ VOLTADO PARA AFERIR GANHOS NA PRODUTIVIDADE. O CONTRATO DE APRENDIZAGEM VIABILIZA, NA VERDADE, NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES CAPITALISTAS DE PRODUÇÃO, A CONTRATAÇÃO DE UMA FORÇA DE TRABALHO JOVEM, QUE ENTRA FACILMENTE NA EMPRESA COM BAIXA REMUNERAÇÃO E SAI, SEM CUSTOS ADICIONAIS E SEM CONFLITOS. A DESPEITO DAS EMPRESAS QUE PASSARAM OU ESTÃO PASSANDO POR PROCESSOS DE MODERNIZAÇÃO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO, CONSTATOU-SE QUE EXISTEM DIFERENÇAS NOS PROCESSOS OPERACIONAIS UTILIZADOS PELOS APRENDIZES NOS SETORES DE TRABALHO, EM RAZÃO DO APERFEIÇOAMENTO DOS MESMOS E DA MAIOR MODERNIZAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EM RELAÇÃO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONIBILIZADOS PELO SENAI-CE. ESTA DIFERENCIAÇÃO REFLETE A REDUÇÃO DE INVESTIMENTOS E DE INOVAÇÕES NOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO SENAI-CE, EM RAZÃO DO PRÓPRIO DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO ADOTADO PELA INSTITUIÇÃO QUE, AO BUSCAR A AUTO-SUSTENTABILIDADE, INTENSIFICA A OFERTA DE OUTRAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEMANDADAS NO MERCADO E AMPLIA OS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E CONSULTORIA. DESSE MODO, O SENAI-CE COLOCA EM SEGUNDO PLANO OS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, CUJA OFERTA SE MANTÉM HOJE, SOBRETUDO, EM RAZÃO DA OBRIGATORIEDADE LEGAL DE CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES POR PARTE DAS EMPRESAS E DA INGERÊNCIA DO PODER PÚBLICO NA FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DESSA NORMA. OBSERVOU-SE, POR FIM, QUE OS APRENDIZES DESENVOLVEM SUAS TAREFAS NOS SEGMENTOS MAIS TRADICIONAIS DA PRODUÇÃO, CUJAS ATIVIDADES REALIZADAS SÃO AS MAIS SIMPLES, DESENVOLVIDAS DE FORMA MECÂNICA, REPETITIVA E PADRONIZADA, QUE NÃO EXIGE NENHUM CONHECIMENTO MAIS PROFUNDO E NENHUM CONTROLE SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO, BASEADOS AINDA EM PARADIGMAS TAYLORISTAS-FORDISTAS.
Descrição: EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1104
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Trabalho

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