Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1053
Título: PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE JOVENS NUMA PERSPECTIVA INTERACIONAISTA: O CASO PIAT
Autor(es): DEMARTINI, Zeila De Brito Fabri
GUEDES, Nelson De Souza
Palavras-chave: EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL;APRENDIZAGEM
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Resumo: ESTE ESTUDO BUSCA ANALISAR AS PRÁTICAS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ÂMBITO DO PODER PÚBLICO, COM O INTUITO DE COMPREENDER A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA, OS IMPACTOS DA INTERVENÇÃO DE PESSOAS EXPERIENTES, NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE JOVENS COM VISTA AO TRABALHO. O INTERESSE PELO TEMA SURGIU A PARTIR DE DUAS FORTES RAZÕES. A PRIMEIRA DELAS ESTÁ RELACIONADO A MINHA PRÓPRIA VIVÊNCIA DEDICADA À EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, ATUANDO COMO CONSULTOR E TAMBÉM COMO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS DESENVOLVENDO ATIVIDADES NA ÁREA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM EMPRESAS NACIONAIS E MULTINACIONAIS COMO TAMBÉM PELA OPORTUNIDADE DE CONHECER ALGUMAS INICIATIVAS DENTRO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. EM AMBOS OS CASOS O PÚBLICO ATENDIDO ERAM JOVENS INEXPERIENTES. QUANTO AO SEGUNDO MOTIVO, O MESMO ESTÁ RELACIONADO ÀS MINHAS ATIVIDADES COMO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM CURSO DE PSICOLOGIA E TAMBÉM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSO DE LICENCIATURA PLENA. ESSES DOIS FATORES FORAM FUNDAMENTAIS PARA A ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DO TEMA SOBRE EDUCAÇÃO DO JOVEM PARA O TRABALHO E PARTICULARMENTE SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. ESTA OPORTUNIDADE DESPERTOU O MEU INTERESSE PARA A QUESTÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E DOS CONTEÚDOS PRESENTES NESSE PROCESSO. PARA TANTO, COMO SUPORTE TEÓRICO, RECORRI À TEORIA DE VYGOTSKY QUE COMPREENDE O INDIVÍDUO COMO SÍMBOLO DO GRUPO QUE ELE REPRESENTA. PARA ELE, O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA PESSOA JÁ ESTÁ PRESENTE E SE DÁ A PARTIR DA INTERVENÇÃO DE PESSOAS EXPERIENTES. COMO METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS, DENTRO DO ESTUDO DE CASO, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE ENTREVISTA SEMIDIRIGIDA OU SEMI-ABERTA.
Descrição: DR. JALMAR BONDEW
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1053
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador