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Title: PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO PARA JOVENS EM SÃO PAULO (BRASIL) E BERLIM (ALEMANHA): OS DESAFIOS DE ENCENAÇÃO SOCIAL, AS ORGANIZAÇÕES E AS PESSOAS NO ESPAÇO DAS CIDADES DO SÉCULO XXI
Authors: BRUNO, Lucia Emilia Nuevo Barreto
MOURA, Rogério Adolfo De
Keywords: TRABALHO;JOVENS
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Abstract: A PESQUISA ANALISA PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO OU DESFAVORECIMENTO SOCIAL NAS CIDADES DE SÃO PAULO (BRASIL) E BERLIM (ALEMANHA). O OBJETIVO CENTRAL É ANALISAR A ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA INSTITUCIONAL EM TORNO DESTES PROGRAMAS, CONSIDERANDO AS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS CIDADES EM TERMOS DA INTEGRAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DE SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS, OS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E DE REFORMA INSTITUCIONAL VERIFICADOS, BEM COMO O IMPACTO DESTAS MUDANÇAS NA BIOGRAFIA PROFISSIONAL DA JUVENTUDE. FORAM UTILIZADOS INSTRUMENTOS DE PESQUISA COMO COLETA DE DADOS, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS COM COORDENADORES DE PROGRAMAS, ALÉM DE DIVERSAS INCURSÕES A CAMPO PARA VISITAR AS DOZE INSTITUIÇÕES ESTUDADAS (SEIS EM CADA CIDADE), NAS QUAIS TAMBÉM FORAM REALIZADAS ALGUMAS RODADAS DE DISCUSSÃO COM PEDAGOGOS SOCIAIS E COM OS JOVENS COM BASE EM UM ROTEIRO ESTRUTURADO. ASPECTOS COMO O ENFRAQUECIMENTO DO ESTADO NACIONAL, A EMERGÊNCIA DE ELEMENTOS DE UMA ESTRUTURA GLOBAL DE GOVERNANÇA, O PAPEL CRESCENTE DAS OSCS - ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NA EXECUÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS E O ESTABELECIMENTO DE REDES SOCIAIS DE COOPERAÇÃO FORAM CONSIDERADOS RELEVANTES. AS CIDADES DE SÃO PAULO E BERLIM FORAM ANALISADAS A PARTIR DE SEUS CENTENÁRIOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E DESTRUIÇÃO. OS PROGRAMAS, GERALMENTE OPERANDO COM PEQUENAS EQUIPES, REGIDOS POR UM LEQUE DE PARCERIAS QUE INCLUEM OU NÃO A PRESENÇA DO ESTADO, COM MAIOR OU MENOR GRAU DE REGULAÇÃO INSTITUCIONAL, CONSTITUEM ESPAÇOS HÍBRIDOS, NOS QUAIS É POSSÍVEL IDENTIFICAR TANTO ELEMENTOS DO MUNDO DO TRABALHO, QUANTO DO MUNDO ESCOLAR. NESTE ESPAÇO HÍBRIDO, MARCADO POR PROCESSOS DE ENCENAÇÃO SOCIAL, ALGUNS VALORES QUE DEVERIAM SER MEDIADOS PELA FAMÍLIA E PELO ESTADO (ESCOLA), SÃO ABRAÇADOS PELAS OSCS GESTORAS, QUE ENTÃO TENDEM A ATUAR COMO UMA ESPÉCIE DE EQUIVALENTE FUNCIONAL NA FORMAÇÃO DOS JOVENS. A PARCERIA, NO CONTEXTO DOS PROGRAMAS ANALISADOS, FOI CONSIDERADA UM MECANISMO DE CONVERSÃO DE CONFLITOS SOCIAIS EM AÇÕES DE COOPERAÇÃO QUE REGEM AS RELAÇÕES TANTO ENTRE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, QUANTO ENTRE PESSOAS.
Description: FEUSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1047
Other Identifiers: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Trabalho

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