Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOTTA, Manoel Francisco De Vasconcelospt_BR
dc.contributor.authorMARTINS, Eber Luis Capistranopt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:45:06Z-
dc.date.available2009-03-14T15:45:06Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1046-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IEpt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE ESTUDO TRATA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES DA CLASSE MÉDIA, ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DO IEL-INSTITUTO EUVALDO LODI NO ESTÍMULO PRÓ-EMPREENDEDORISMO. ESTUDA O EMPREENDEDORISMO E O RESSURGIMENTO DE IDEAIS LIBERAIS DE LIVRE INICIATIVA E GERAÇÃO DO AUTO-EMPREGO NO CONTEXTO DA JUVENTUDE DESTA CAMADA SOCIAL, ESTABELECENDO RELAÇÕES COM O CENÁRIO NEOLIBERAL QUE SE APRESENTA NA SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA. COMPREENDE O EMPRENDEDORISMO COMO UM MOVIMENTO DA SOCIEDADE QUE VEM GANHANDO ESPAÇO NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 90, CARACTERIZADO POR INCENTIVAR A INOVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE PELO ESTÍMULO A PRÓ-ATIVIDADE, A REALIZAÇÃO PESSOAL, A LIBERDADE DE AÇÃO E A REALIZAÇÃO DO TRABALHO COM PRAZER. PARA REGIONALIZAR ESTA PROBLEMÁTICA O ESTUDO ANALISA VERSÕES DE 16 JOVENS EMPREENDEDORES EGRESSOS DO IEL- INSTITUTO EUVALDO LODI, ATRAVÉS DE SEU NÚCLEO REGIONAL EM CUIABÁ-MT, IDENTIFICANDO QUAIS ASPECTOS INFLUENCIARAM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA PARA O NEGÓCIO. ESTA INSTITUIÇÃO REPRESENTA OS INTERESSES DE DIRIGENTES EMPRESARIAIS DO PAÍS, ESTIMULANDO O EMPREENDEDORISMO COMO VALOR POLÍTICO-PEDAGÓGICO. UTILIZA ENTREVISTAS TEMÁTICAS, CARACTERIZANDO SUJEITOS E SUAS FALAS SOBRE O PAPEL DA FAMÍLIA E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, E DO IEL EM SUA FORMAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO. SINALIZA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR FORMAL TEM DADO POUCA ATENÇÃO A ESTE MOVIMENTO, QUE CRESCE EM DECORRÊNCIA DAS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS NO ATUAL CONTEXTO DO MUNDO DO TRABALHO. OS JOVENS EMPREENDEDORES ENTREVISTADOS VALORIZAM A EDUCAÇÃO E O CONHECIMENTO, CARACTERIZANDO UM NOVO TIPO DE EMPREENDEDOR, OU SEJA, AQUELE UNGIDO DE DIPLOMA SUPERIOR QUE BUSCA O SABER SOB DIVERSAS FORMAS PARA SUA APLICAÇÃO UTILITARISTA. EVIDENCIAMOS QUE ESTE JOVEM É CONDUZIDO A ACEITAÇÃO DE VALORES EMPREENDEDORES POR SUA PROXIMIDADE DESDE CEDO COM ESTE MUNDO DOS NEGÓCIOS, ONDE A CONVIVÊNCIA, OS RELACIONAMENTOS, A PRÁTICA, SÃO ORIGINÁRIOS EM GERAL DA SUA CULTURA FAMILIAR. COMPREENDE AINDA INTERESSES FAMILIARES ENVOLTOS NO DIRECIONAMENTO DO JOVEM PARA O MUNDO EMPRESARIAL, TRAZENDO AO MESMO GOSTOS E VOCAÇÕES PARA A ATIVIDADE EMPREENDEDORA, VISANDO ESTIMULAR A SUA REPRODUÇÃO E ASCENSÃO SOCIAL. ESSE JOVEM EMPREENDEDOR EGRESSO DO IEL ENTENDE QUE SEU PAPEL NA SOCIEDADE É IMPORTANTE, A PONTO DE DEDICAR-SE INTENSAMENTE AO TRABALHO. PARA ELE, SER EMPREENDEDOR É PODER REALIZAR, PODER DECIDIR SEU FUTURO, SER CAPAZ DE ENFRENTAR OS DESAFIOS COM CORAGEM E DETERMINAÇÃO. RESSALTA QUE SUA FORMAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO DEVE-SE MUITO MAIS A INFLUENCIA FAMILIAR E AO APRENDIZADO EM INSTITUIÇÕES OFERTADORAS DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO TIPO UTILITARISTA, TAL COMO O IEL, DO QUE PROPRIAMENTE DITO NA SUA FORMAÇÃO ESCOLAR CLÁSSICA, TANTO DO ENSINO MÉDIO COMO SUPERIOR, OU AINDA, POR OUTROS ESTÍMULOS OU VALORES RECEBIDOS DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS COMO A IGREJA E ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS.pt_BR
dc.format.extent525871 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEMPREENDEDORISMOpt_BR
dc.subjectJOVENS DA CLASSE MÉDIApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherTRABALHO - O trabalho e a sua crisept_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO DE JOVENS DA CLASSE MÉDIA PARA O EMPREENDEDORISMO (UM ESTUDO COM EGRESSOS DO INSTITUTO EVALDO LODI EM CUIABÁ, MATO GROSSO)pt_BR
Appears in Collections:Juventude e Trabalho

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf513.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools