DSpace Repository

Browsing by Author "RIBEIRO, Vera Masagão"

Browsing by Author "RIBEIRO, Vera Masagão"

Sort by: Order: Results:

  • RIBEIRO, Vera Masagão (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2007)
    Aborda sobre as questões da alfabetização no Brasil, especificamente sobre o alfabetismo funcional. Sistematiza alguns dos resultados da pesquisa Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, INAF, que de 2001 até 2007 ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão; BATISTA, Antônio Gomes Augusto (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2006)
    Estudo encomendados pela Unesco para subsidiar a elaboração do Global Monitoring Report 2006,: relatório elaborado anualmente com dados e análises para monitoramento do Compromisso Educação para Todos, que nesse ano focalizou ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão; SOARES, Tufi Machado (Associação Brasileira de Avaliação Educacional, 2008)
    Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo junto a populações jovens e adultas brasileiras, combinando habilidades de leitura com habilidades matemáticas. A escala foi ...
  • SILVA, Camilla Crosso; GHANEM, Elie; RIBEIRO, Vera Masagão (Instituto PólisPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Instituto de Pesquisas EspeciaisAção Educativa Assessoria Pesquisa e InformaçãoObservatório dos Direitos do Cidadão, 2004-03)
    Este documento apresenta um balanço avaliativo da política municipal de educação durante os dois primeiros anos da gestão Marta Suplicy em São Paulo. A Ação Educativa aceitou o convite do Instituto Pólis e do Instituto ...
  • LIMA, Ana Lúcia D'Império; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari; FONSECA, Maria da Conceição F.R.; SOARES, Tufi Machado (Instituto Paulo MontenegroAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2005)
    Sistematiza um balanço do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - 2001 a 2005 - habilidades em leitura/escrita e matemática.
  • RIBEIRO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D'Império; NUNES, Márcia Cavallari (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2009)
    O Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – organizaram o presente relatório para apresentar as análises e interpretações dos ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D'Império; NUNES, Márcia Cavallari (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2011)
    O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – apresentam as análises e interpretações dos resultados da mais recente mensuração dos ...
  • CATELLI JR, Roberto; LIMA, Ana Lúcia D'Império; RIBEIRO, Vera Masagão (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2016)
    Este estudo especial é fruto de mais de três anos de trabalho das equipes de profissionais da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro. Foram análises e reflexões sobre a metodologia e os resultados do Indicador de ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D'Império; NUNES, Márcia Cavallari (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e InformaçãoInstituto Paulo Montenegro, 2007)
    Sistematiza o 6º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, 2006 - hablidades leitura/escrita e matemática.
  • RIBEIRO, Vera Masagão; MONTENEGRO, Fábio (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e InformaçãoInstituto Paulo Montenegro, 2001)
    A pesquisa visa conhecer as habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática da população brasileira de 15 a 64 anos. De 2001 a 2005, foram realizados levantamentos anuais por meio de entrevistas domiciliares a ...
  • MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari (Instituto Paulo Montenegro, 2003-09)
    O INAF3, verificou as habilidades de alfabetismo da população por meio da aplicação de um teste de leitura com tarefas relacionadas a contextos cotidianos. O teste acompanhado de questionário sobre práticas de leitura e ...
  • MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari; FONSECA, Maria da Conceição F.R. (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e InformaçãoInstituto Paulo Montenegro, 2004)
    Sistematiza resultado de pesquisa do 4º Indicador Nacional de Alfabestimo Funcional, INAF4 sobre habilidades em matemática.
  • MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari (Instituto Paulo MontenegroAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2005-09)
    Nessa edição, além do retrato da situação geral e a caracterização dos diferentes níveis de alfabetismo, o INAF destaca resultados relativos à população jovem, de modo a verificar o alcance dos avanços recentes do sistema ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Programa Ação na Escola, 2008)
    Os Indicadores da Qualidade na Educação são um sistema desenvolvido para promover a mobilização da comunidade escolar na melhoria da educação. Baseia-a se num conjunto de indicadores de fácil compreensão, que serve para ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Diretoria de Orientação Técnica. Divisão de Educação de Jovens e Adultos, 2004)
    O terceiro caderno da Coleção Uma Nova EJA para São Paulo, “Traçando o perfil de alunos e professores da EJA”, traz uma síntese da pesquisa realizada durante o movimento da Reorganização e Reorientação Curricular da Educação ...